Friday, April 01, 2005

ARAHAN

Realizador: Ryu Seung-wan.
Intérpretes: Ryu Seung-beom, Yun So-i, Jeong Du-hong, Anh Seong-ki
Classificação: *

Filme coreano, que chega até nós. Relativamente ao argumento, este é difícil de definir. Ou Trata-se da luta do bem contra o mal, em que temos um rapaz que é transformado no grande herói por um grupo de mestres bons. O mau renasce para vir defrontar os bons. Mas afinal o mau nem parece muito mau. E o bom é completamente idiota.

A história que à partida era muito fraca ainda consegue perder-se no seu fio narrativo havendo cenas que surgem do nada e sem explicação alguma. Surreal.


Em termos de interpretações, estas são péssimas, com poucas excepções ao nível de alguns secundários. A banda sonora não fica atrás com um som que parece ter sido criado na garagem de alguém num piano electrónico emprestado. As cenas de acção ainda se aproveitam, apesar de remeterem para cenas já conhecidas de outros filmes. E atenção fãs das artes marciais, a quantidade de cenas de combate é pequena.

Em conclusão, neste filme não se aproveita mesmo nada. A evitar.

Conceição Vences Leal

Be Cool

Realizador: F. Gary Gray
Intérpretes: John Travolta, Uma Thurman, Vince Vaughn, Cedric the Entertainer, André Benjamin, Christina Milian, Robert Pastorelli, Harvey Keitel, The Rock, Steven Tyler
Classificação: ***1/2

Depois de Get Shorty aparece Be Cool. Desta vez Chilli Palmer o gangster que se tornou produtor de cinema resolve aventurar-se no mundo da música, tornando-se manager de uma cantora em ascensão. Mas o mundo da música não é pêra doce, e desde a máfia italiana à máfia russa, passando por um gang local, assassinos contratados e aspirantes a estrelas de cinema, tudo se move nesse mundo. Reata saber quem será mais esperto.

Tal como o primeiro filme, este também é uma comédia light, com uma história relativamente simples que ganha sobretudo na caracterização das personagens. O filme desenrola-se a um bom ritmo suportado por uma banda sonora agradável. As piadas são engraçadas e garantem cerca de duas horas agradáveis.

Em termos de interpretação, estas são de bom nível, e contribuem em grande parte para tornar o produto final apetecível. Por curiosidade há que referir o desempenho da parelha “The Rock” e Vince Vaughn, que compõem personagens curiosos. De referir ainda a participação especial de elementos conhecidos do panorama dos famosos com especial destaque a Steve Tyler dos Aerosimth.
John Travolta e Uma thurman voltam a contracenar juntos, protagonizando uma cena de dança a relembrar os bons velhos tempos de Pulp Fiction.

Em resumo, o filme não sendo espectacular é interessante e agradável, garante um tempo bem passado e algumas gargalhadas. Vale a pena ir ver.

Conceição Vences Leal