Friday, March 10, 2006

Terra Fria (“North Country”)

Realizador: Niki Caro
Intérpretes: Charlize Theron, Frances McDormand, Sean Bean, Woody Harrelson, Jeremy Renner, Richard Jenkins, Sissy Spacek, Thomas Curtis, Elle Peterson, Michelle Monaghan
Classificação: ***

Numa pequena cidade Americana cuja fonte de riqueza e de emprego é uma minha de ferro, uma mulher vê-se sozinha com dois filhos para criar. Surge a oportunidade de ir trabalhar para a mina, e apesar da dureza das condições a independência monetária tem peso e ela aceita.
No entanto a mina é um mundo de homens e as mulheres que lá trabalham têm uma vida difícil, já que os homens as consideram inferiores e como alguém que está a roubar a homens válidos.
Num ambiente de total discriminação sexual e abusos, essa mulher tem a coragem de se queixar, contra tudo e contra todos.

Baseado em factos verídicos este filme tem uma história de base interessante mas acaba por cair numa previsibilidade que lhe retira interesse, dei por mim a ter a sensação de já ter visto filmes muito semelhantes.

A mais valia deste filme é o nível das interpretações, que praticamente são o que o puxa da total mediocridade. Em termos técnicos o filme está bom, mas não traz nada de novo. Sendo uma história verídica era de esperar alguma previsibilidade, mas neste caso é demasiada. O argumento não soube ultrapassar esse problema.

Em resumo, é um filme que se vê bem, mas é mais uma história típica, não entusiasma. É ver e esquecer.

Conceição Vences Leal

0 Comments:

Post a Comment

<< Home