Friday, April 07, 2006

Apenas Amigos (“Just Friends”)

Realizador: Roger Kumble
Intérpretes: Ryan Reynolds, Amy Smart, Chris Klein, Anna Farris, Christopher Marquette, Julie Haggarty, Stephen Root, Fred Ewanuick
Classificação: *+

Trata-se de uma comédia romântica que conta a história de um rapaz que no liceu era apaixonado pela sua melhor amiga, que o via só como tal…um amigo.
Anos depois volta a encontrá-la, mas desta vez em vez de ser um “falhado”, ele tem uma carreira de sucesso e é um sucesso com as miúdas…

Apesar de neste tipo de filmes ser de esperar alguma previsibilidade, há alguns que conseguem ultrapassar os clichés de uma forma mais interessante…o que não acontece com este.
A história é algo fraca, e recorre um bocado a piadas e situações mais parvas. Não consegue sair da mediocridade

Em termos de actores estes cumprem o seu dever, sendo caras conhecidas deste tipo de filme.

Resumindo, trata-se de um filme para rir mas algo fraco. Tendo em conta a oferta das salas de cinema há outras opções a considerar.

Conceição Vences Leal

Como Despachar um Encalhado (“Failure to Launch”)

Realizador: Tom Dey
Intérpretes: Matthew McConaughey, Sarah Jessica Parker, Zooey Deschanel, Justin Bartha, Kathy Bates, Terry Bradshaw, Bradley Cooper
Classificação: ***+

Mais uma comédia romântica chega às nossas salas de cinema. Embora não trazendo nada de novo trata-se de um filme agradável e descomprometido.

A história gira à volta de Tripp, um homem de 35 anos que ainda vive em casa dos pais. Estes, querendo que ele se mude contratam uma terapeuta cuja especialidade é mesmo essa, levar a que os homens saiam de casa. Para tal simula o início de uma relação com eles. O problema é quando começa a haver um interesse mais sério.

Apesar de relativamente previsível a história está bem conseguida com momentos bastante engraçados, não se tornando cansativa.

As interpretações estão a cargo de actores bem conhecidos e a banda sonora dá um bom suporte à acção.

Resumindo, para quem pretenda um filme leve e divertido esta é uma boa aposta. Dentro das comédias românticas pode-se considerar de bom nível.

Conceição Vences Leal

Monday, April 03, 2006

Agente Disfarçado 2 (“Big Momma`s House 2”)

Realizador: John Whitesell
Intérpretes: Martin Lawrence, Nia Long, Emily Procter, Zachary Levi, Mark Moses, Jascha Washington
Classificação: **-

O polícia que em Agente Disfarçado 1 se tinha vestido de Big Momma está agora casado e à espera de um filho. Os seus tempos de agente de campo já lá vão, e agora actua praticamente como Relações Públicas do FBI. Mas quando um antigo parceiro seu aparece morto, decide investigar por si só e volta a vestir-se de Big Momma, a tão simpática senhora com uns quilitos a mais. Desta vez Big Momma vai tornar-se ama dos filhos do principal suspeito, e confusões não vão faltar.

A fórmula que resultou no primeiro volta a resultar no segundo, pelo menos em termos de algumas risadas garantidas. Mas o filme não passa daí. A história é mais que previsível e só mesmo algumas cenas vão carregando o filme ao longo de um argumento igual a muitos outros.

Em termos de actuações, não há muito a dizer…sendo Martin laurence com a sua Big Momma que se destaca. A banda sonora dá uma base simpática ao filme.

Resumindo, para quem quer um filme muito leve para poder descontrair e rir um bocado este poderá ser uma hipótese.
Conceição Vences Leal

Casanova (“Casanova”)

Realizador: Lasse Hallström
Intérpretes: Heath Ledger, Sienna Miller, Jeremy Irons, Oliver Platt, Lena Olin, Omid Djalili, Stephen Greif, Natalie Dormer
Classificação: **+

Pegando na temática do famoso personagem sedutor e da sua inumerável lista de conquistas, a história mostra-nos que nem mesmo ele é imune à seta do Cupido acabando por apaixonar-se exactamente pela mulher que não quer ter nada a ver com ele.

A história é engraçada e decorre a um bom ritmo, seguindo no entanto uma fórmula simplista no seu desenrolar. A parte final, no entanto, descamba um pouco o que é pena. Há que ter em conta que apesar de ser um filme de época, se trata de uma comédia romântica, daí o exagero de algumas situações. A certa altura faz lembrar um pouco as comédias de costumes de Shakespeare, embora fique muito aquém das suas peças. Quem for à espera de algo mais sério poderá sair desiludido.

A banda sonora é engraçada e as actuações são de bom nível, sendo o elenco bastante conhecido. A recriação de cenários e guarda-roupa está muito boa e é um dos pontos positivos do filme.

Concluindo, estamos perante um filme simples sem grandes pretensões, mas que traz boa disposição. Para quem quer relaxar duas horas sem ter de pensar em coisas sérias trata-se de uma boa opção.

Conceição Vences Leal

Nanny McPhee - A Ama Mágica (“Nanny McPhee”)

Realizador: Kirk Jones
Intérpretes: Emma Thompson, Colin Firth, Kelly Macdonald, Celia Imrie, Derek Jacobi, Patrick Barlow, Imelda Staunton, Thomas Sangster, Angela Lansbury
Classificação: **

Trata-se de uma fábula sobre um viúvo que tem 7 filhos totalmente indisciplinados, e que vive da ajuda de uma tia rica mas controladora. Dada a natureza das crianças é-lhe quase impossível manter uma ama em casa até ao dia em que surge a Nanny McPhee. Esta é uma mulher estranhíssima e algo repelente, mas que de imediato toma conta da situação. A questão é….usará ela magia?

Na minha opinião este é mais um filme dirigido a crianças, ou então a quem gosta de ver fábulas ou filmes de contos de fadas….
O filme vê-se bastante bem embora a história seja bastante simplista e previsível.

Em termos de actuações, Emma Tomphson está praticamente irreconhecível, e é um dos pilares do filme.

Para quem gosta do género vale a pena, mas fica a nota de que é um filme muito básico.

Conceição Vences Leal