Friday, March 03, 2006

Transamerica

Realizador: Duncan Tucker
Intérpretes: Felicity Huffman, Kevin Zegers, Elizabeth Peña, Fionnula Flanagan, Burt Young, Carrie Preston, Graham Greene
Classificação: ****

Trata-se de um “road movie” sobre a relação entre duas pessoas que vivem à margem da sociedade, embora por razões muito diferentes. Bree, que vive em Los Angeles, é quase uma mulher, falta uma semana para a sua operação de mudança de sexo. Nascida homem, sente-se mulher e quer sê-lo em pleno, apesar de no dia a dia já o parecer. A alguns dias da grande mudança recebe a notícia de que tem um filho e o seu mundo estruturado desaba. Tendo de ir a NY ter com ele, encontra um adolescente problemático, algo envolvido com drogas e que vive de vender o corpo para ganhar a vida.

Os dois iniciam uma viagem para atravessar o país, cada um escondendo os seus segredos e vivendo os seus medos, mas à medida que o tempo vai passando uma relação vai começando a nascer.

A história está muito interessante, e não sendo um filme extremamente dramático devido a ser intercalado com momentos mais leves e divertidos, o seu conteúdo é profundo. O tema principal é o mundo dos transsexuais e dos problemas que os rodeiam, a não aceitação pela sociedade e pela família, o ostracismo a que são votados e a que eles próprios se votam. Mas para além disso o relacionamento entre pai e filho surge como um pilar fundamental do filme. A relação entre dois seres confusos que acabam por se aproximar e encontrar apoio onde menos esperam.

As actuações dos dois actores principais estão muito boas. Dado o papel de Felicity Huffman ser “diferente” a sua actuação acaba por sobressair, especialmente porque a construção do personagem está muito bem conseguida e credível. A sua nomeação para o Óscar de melhor actriz é justa, mas a questão será se ao fazer um papel de alguém “especial” não será mais fácil do que fazer o papel de alguém normal?
Kevin Zegers, no papel do filho reencontrado também está bastante bem emprestando um ar de inocência perdida, de alguém indefeso mas que ao mesmo tempo já foi maltratado pela vida. Muito bom.

A banda sonora é interessante e variada abordando vários géneros musicais e étnicos, sendo acompanhada por uma bela cenografia em alguns momentos do filme.

Concluindo, gostei bastante do filme, vê-se bem e apresenta um bom momento de cinema, tendo uma história interessante e uma boa construção de personagens. Vale a pena.

Conceição Vences Leal

0 Comments:

Post a Comment

<< Home