Thursday, February 23, 2006

Syriana

Realizador: Stephen Gaghan
Intérpretes: George Clooney, Matt Damon, Jeffrey Wright, Chris Cooper, Mazhar Munir, Alexander Siddig, Christopher Plummer, Amanda Peet, William Hurt, Tim Blake Nelson
Classificação: ***

Este é um filme complicado de explicar, ou talvez não. Passado na actualidade aborda o tema de interesses económicos versus Médio Oriente versus Petróleo versus terrorismo. É possível pedir tema mais actual?

O conteúdo está excelente e é uma crítica total às manipulações que se fazem de modo a servir os interesses monetários e políticos em detrimento do bem geral e de vidas humanas.

Em termos de interesse temático daria 5 estrelas ao filme, o problema para mim é que a acção é lenta e pode tornar-se muito confusa dada a quantidade de personagens envolvidos e a sua independência entre si. Leva-se algum tempo a perceber qual o rumo que o filme quer tomar e a certa altura pode surgir o desinteresse. Para a segunda metade o filme ganha ritmo quando as peças que o compõem começam a encaixar, mas aí já pode ser um pouco tarde demais para o espectador. Depende do dia!

Em termos de actuações, estas são de muito bom nível, sendo o elenco composto por um elevado conjunto de personalidades. A cenografia é crua, querendo remeter, provavelmente, para a crueza das situações relatadas e dando um ar mais de reportagem do que de filme bonito.

Dada a dicotomia que senti, interesse da história versus lentidão da acção opto por dar uma classificação média, mas admito que para alguns este será considerado um filme excelente para outros sairão completamente aborrecidos da sala. Diria que quem gosta de filmes mais políticos sairá satisfeito. Quem está à espera de acção provavelmente sairá desiludido.

Conceição Vences Leal

0 Comments:

Post a Comment

<< Home