Friday, March 03, 2006

Capote (“Capote”)

Realizador: Bennett Miller
Intérpretes: Philip Seymour Hoffman, Catherine Keener, Clifton Collins Jr. e Chris Cooper, Bruce Greenwood, Bob Balaban, Amy Ryan, Mark Pellegrino
Classificação: *****

Um dos livros mais bem sucedidos de sempre nos Estado Unidos foi “A Sangue Frio”, escrito por Truman Capote tendo sido uma obra que revolucionou a forma de escrita existente nos anos 50/60, dado o seu carácter de romance não ficcionado.
Este filme acaba por ser um misto de biografia do escritor com a própria história do livro que este escreveu. Começa quando Capote lê num jornal a notícia de um massacre no Kansas e resolve investigar, e toda a sua investigação que culminou na escrita da sua obra-prima.

O grande trunfo deste filme é sem dúvida Philip Hoffman, que consegue criar um personagem cheio de maneirismos (que vão muito mais além do que a voz de falsete) que é revestido de uma personalidade dúbia e que exprime uma elevada carga emocional. A composição do personagem é tal que é curiosa a forma como o actor nos mostra uma pessoa que mistura uma frieza imensa com uma carga emocional elevada. É esta mistura que fascina no filme e que ao mesmo tempo choca acabando por manter o espectador preso ao desenrolar da acção. No entanto gostava também de ressaltar o papel de Clifton Collins Jr., como um dos assassinos, cuja interpretação também é de alto nível.

Em relação ao restante elenco, mais uma vez, este é composto por actores conhecidos, que tendo interpretações de bom nível acabam por parecer mais apagadas quando colocadas contra a de P. Hoffman. No entanto Catherine Keener, nomenada para Melhor Actriz Secundária, tem um desempenho de elevado nível, acabando por ser um bocado a antítese de Capote, já que o seu papel é extremamente sóbrio e racional.

Todo o filme é muito interessante, e tendo ido um bocado desconfiada a pensar que ia assistir a um filme em que o personagem principal era um bocado exagerado devido ao que tinha visto nas apresentações tenho de confessar que mudei totalmente de opinião e afirmo que a interpretação é de excelente nível.
No global o filme está muito bem conseguido e merece a pena ser visto.
A não perder.
Conceição Vences Leal

0 Comments:

Post a Comment

<< Home