Friday, March 03, 2006

Boa Noite e Boa Sorte (“ Good Night and Good Luck”)

Realizador: George Clooney
Intérpretes: David Strathairn, Robert Downey Jr., Patricia Clarkson, Ray Wise, Frank Langella, Jeff Daniels, George Clooney
Classificação: ****

Com a aproximação da noite dos óscares estrearam entre nós praticamente todos os filmes concorrentes às principais categorias.
Este, Boa Noite e Boa Sorte, é mais um dos grandes candidatos.

A história é muito simples, a acção passa-se nos anos 50 nos Estados Unidos na era da caça às bruxas liderada por McCarthy. A estação de televisão CBS, e mais precisamente uma equipa liderada pelo jornalista Edward Murrow atreve-se a contestar as acções desenvolvidas pela Comissão do Senado das Actividades Anti-Americanas.

O tema abordado é um tema muito interessante pois relata um período algo negro da América em que se vivia sobre com o sentimento anti-comunista, que teve bastante influência e repercussão a vários níveis, inclusive no mundo do cinema. O retratar do clima de opressão que se vivia e a tentativa de fazer chegar ao povo as injustiças cometidas, através de um simples programa televisivo é muito curioso.

O personagem principal está extremamente bem interpretado por David Strathairn (que merece estar na corrida à estatueta dourada) pois consegue dar ao seu personagem um carisma que acaba por ser um dos pilares do filme.
A realização também está bastante boa sendo de salientar o facto de se misturarem imagens reais dos discursos de McCarthy com imagens do filme. O facto do filme ser todo ele a preto e branco permite que tal inserção seja feita com sucesso o que dá um maior realismo a toda a história.
A Banda sonora está excelente, sendo introduzida cirurgicamente em momentos chaves através do recurso a uma cantora que grava nos próprios estúdios da CBS.

Em termos de elenco, este é de luxo, sendo composto quase todo ele por caras bem conhecidas.

Em resumo, é um filme muito bem conseguido cuja história evolui a um ritmo cadenciado e que consegue prender a atenção do espectador. Vale a pena ver.

Conceição Vences Leal

0 Comments:

Post a Comment

<< Home